Prezados alunos !

Esta é a ferramenta que será utilizada para nosso contato direto. Neste espaço será publicado todo o conteúdo de uma forma resumida para sua orientação e discussão.Publicarei também dicas, notas, trabalhos avaliados, curiosidades sobre a disciplina.

sábado, 8 de novembro de 2008

II - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS - FUNÇÃO

As grandes funções da administração de materiais são:

Compra;
Transporte;
Armazenagem e conservação;
Manipulação e;
Controle de estoques.

A função de Compras pode ser dividida em compras no mercado interno e importações. Toda compra envolve fornecedores, contratos (licitações), tomada de preços, pedido de compra (prazos, condições de pagamento, etc.), transporte e controle no recebimento da mercadoria. Caso hajam importações, os compradores deverão ter conhecimento das leis e guias de importação, bem como dos processos envolvendo órgão do governo federal mediador das importações.
A função de Transportes envolve do fornecedor até o espaço físico de estocagem pode ser feita interna ou por terceiros. Caso for interna, envolve o processo de gerenciamento e distribuição das cargas. Se externa, envolve a contratação de transportadoras (rodoviárias, ferroviárias, aéreas ou marítimas).

As funções de Armazenagem e Conservação envolvem todos os processos de recebimento das mercadorias, controle de qualidade e fechamento contra o pedido de compra, catalogação dos itens conforme codificação do estoque, armazenagem no local físico (localização) designado para os itens e contabilização dos itens.

As funções de Manipulação e Controle dos Estoques envolvem todos os processos de requisição e devolução de itens em seja para fabricação, consumo ou revenda. Cada um destes processos é composto por sub-processos legais. Caso a retirada de itens seja para venda e entrega em um cliente, um processo de emissão de notas fiscais para circulação de mercadorias (pode ser o faturamento direto) deve ser incluído para esta função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bibliografia Recomendada

Aguarde !

Estou verificando